Em Itabuna, unidades do CAPS mudam de endereço para melhorar atendimento
Com o objetivo de garantir maior acessibilidade e melhor estrutura para atendimento dos usuários, as três unidades do Centro de Atenção Psicossocial –CAPs de Itabuna mudaram de endereço por determinação da Secretaria da Saúde. A coordenadora de Saúde Mental, Adriana Emídio, explica que pacientes e usuários terão mais conforto e comodidade nos novos endereços que ficarão bem mais perto.
O CAPS Infantil-Adolescente (CAPs-IA) agora funciona na Rua J, 247, Jardim Vitória bem ao lado da sede provisória do SAMU-192, próximo à COTEF; o CAPS Álcool-Drogas (CAPs-AD) passou a atender na Rua Gileno Amado, 188, Góes Calmon; e o CAPS Adulto II mudou para a Rua G, 100, Jardim Alamar na subida para o Hospital São Lucas.
O novo imóvel do CAPS Adulto permitiu, por exemplo, a ampliação do número de salas, que aumentou para cinco, sendo duas delas multifuncionais; instalação de sala de vídeo; cozinha equipada e área para depósito de material de trabalho. A coordenadora do CAPS II, Carla Viana, explicou que com a mudança os maiores ganhos foram na qualidade da organização administrativa e na ampliação do custo-benefício.
Por sua vez, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Adriana Emídio, esclareceu que a motivação para a mudança dos CAPs foi a necessidade de assegurar para os usuários maior qualidade na estrutura física das unidades e melhor acessibilidade e locomoção. Especialmente, para os usuários do CAPS AD, que funcionava longe do centro da cidade.
Com 600 usuários cadastrados o CAPS-II atende pessoas adultas que apresentam quaisquer sofrimentos psíquicos. O CAPS-AD conta com 1.118 cadastrados e presta atendimento a usuários com dependência de álcool ou drogas. Já o CAPS-IA, que atende crianças e adolescentes e tem cerca de 500 usuários cadastrados.
Mais Médicos - Na manhã desta sexta-feira duas médicas cubanas e o médico brasileiro formado em Cuba, que foram destinados a Itabuna pelo Programa Mais Médicos, realizaram uma visita às unidades da Média e Alta Complexidade do Município. Entre elas as unidades do Centro de Atenção Psicossocial, o Hospital de Base, os Centros de Referência Especializada e de Reabilitação e a Clínica Odontocentro.